Copyright © 2018 Município de Muçum – todos os direitos reservados.

Um novo destino turístico?


Investimentos no setor pretendem transformar Muçum e Região em uma das grandes potencias turísticas do Estado


As pontes e viadutos marcam as paisagens de Muçum e prospectam visitantes. (Foto: Luís Gustavo Bettinelli)

Com o início dos passeios turísticos de trem pela Ferrovia do Trigo, entre Muçum e Guaporé, que ocorrem nos dias 31 de agosto, 01, 07 e 08 de setembro, Muçum está à beira de se consolidar como novo destino turístico do Estado. Porém, os investimentos no setor não se resumem apenas ao projeto Trem do Vales. Para alcançar o patamar desejado, a Administração Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, investe de diversas formas.


O prefeito Lourival de Seixas, que também é vice-presidente da Associação dos Município de Turismo do Vale do Taquari, diz que para o município prospectar visitantes é preciso ousar e pensar fora da caixa. Ele afirma que desde que assumiu propôs que o Poder Público e a população passassem a ver o Turismo como uma das únicas maneiras da Princesa das Pontes, se desenvolver economicamente e socialmente. “Temos vários exemplos em nosso Estado de cidades que se desenvolveram através do turismo. Muçum também pode alcançar esse êxito, se trabalharmos com coragem para fazer investimentos pontuais e, acima de tudo, acreditar em nosso potencial”, pontua.


O potencial de qual Seixas se refere está nas pontes, viadutos e túneis, obras de arquitetura impressionante, construídos no período em que os militares comandavam o país e que dá à cidade o título de Princesa das Pontes. Além disso, algo que se fortalece é a Rota do Casarões, que se forma em trecho no interior do município com casarões antigos, edificados no período da colonização italiana na região. Em junho deste ano, Muçum recebeu a primeira caminhada autoguiada pela rota, onde foram percorridos a pé cerca de 18 quilômetros.


Iluminação colorida em viaduto


O projeto mais recente, no qual a Administração Municipal aposta suas fichas, consiste em um projeto turístico de iluminação artística, com uso de tecnologia LED de alta performance e 32 cores diferentes, que seria instalado da Ponte Brochado da Rocha, até o Viaduto de entrada da cidade. Caso se efetive, o ideal deverá contar com recursos do Governo Federal, via emenda parlamentar do Deputado Federal Marcelo Brum do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.


Outros dos investimentos voltados ao ideal, se dividem nos seguintes:


Nova pintura em Viaduto: Em meados de 2018, o governo de Muçum investiu em uma nova identidade visual da entrada de sua cidade. A nova pintura em um dos viadutos, já objetivava fomentar cada vez mais o turismo. Hoje o ponto recebe cada vez mais visitantes que não hesitam em levar fazer um registro fotográfico no local.


Concurso Meu Jardim Mais Bonito: Além de fomentar o turismo, através das visitas aos jardins do interior, a iniciativa visa valorizar os cuidados e dedicação que os moradores direcionam aos seus jardins. Um dos requisitos para participação no concurso é manter é que o participante mantenha seu jardim aberto à visitação turística.


Auxílio na edificação de um Café Colonial: A Administração Municipal apoiou a família Brandão para que tirasse do papel o sonho em edificar um estabelecimento focado em servir café colonial, acompanhado de diversas delícias gastronômicas típicas do meio rural, com capacidade para receber excursões turísticas. O governo municipal, através das pastas de Meio Ambiente, de Obras e Viação e Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, auxiliaram o proposto com licenciamentos, mão-de-obra para construção, entre outras indicações.


Projeto pelos Trilhos de Natal: Em dezembro de 2018, Muçum fez parte do projeto Nos Trilhos do Natal, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística, juntamente com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). A passagem do trem turístico decorado pelo viaduto encantou e emocionou a comunidade. Para incrementar a participação, na noite do dia 12 de dezembro, a Administração Municipal promoveu a descida do Papai Noel pelo Viaduto e a apresentação de projetos artísticos locais.


Cessão e reforma da Estação Ferroviária: Em agosto de 2017, o prefeito visitou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Na ocasião, Seixas e o Diretor de Infraestrutura Ferroviária, Charles Magno Nogueira Beniz, assinaram a cessão do prédio da Estação Ferroviária do Bairro Santa Lúcia.


155 visualizações