Copyright © 2018 Município de Muçum – todos os direitos reservados.

“Estamos cada vez mais perto de realizar nosso sonho”, diz prefeito sobre trem turístico

Administração Municipal esteve representada em passeio pelo prefeito Lourival de Seixas e vice-prefeito Lauro Fronchetti

Um antigo sonho esteve sobre os trilhos da região na quinta-feira (29) e sábado (1º). É que o projeto Nos Trilhos do Natal, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística, juntamente com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), encantou e emocionou a comunidade, que pôde prestigiar a passagem do trem em pontos estratégicos do Vale.


A locomotiva, uma Maria Fumaça Malet construída em 1920, movida à lenha, com seus vagões decorados e iluminados, percorreram diversos municípios, entre eles Muçum, em pontos como o Viaduto de entrada da cidade e a Estação Ferroviária. Foram percorridos 27 túneis e 16 viadutos, visando homenagear os 40 anos da Ferrovia do Trigo, oportunizar um resgate da memória ferroviária e aproximar os moradores que dedicaram esforços na relevante construção para o Vale. A chegada ocorreu na Estação Ferroviária de Guaporé, com a presença de quase mil pessoas.


Os passeios são demonstrativos. O próximo é no dia 12 de dezembro, quando este irá parar sobre o viaduto de Muçum, sendo contemplado pela população, em realização programada pela Administração Municipal, através da Secretaria da Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto. O projeto tem como objetivo programar um passeio em 2019, com a comercialização junto ao público.


Neste primeiro momento é preciso conhecer o trajeto a fim de viabilizar o roteiro dentro da legislação que garante a segurança das linhas, túneis, vagões e passageiros. “Nossa principal preocupação é a segurança. Por isso, devemos pensar juntamente com os municípios”, disse a especialista regulatória da Rumo, Andreia Mercaldo, quando interrogada pelo prefeito Lourival de Seixas, durante o passeio da quinta-feira. Participaram também da conversa Giana Custodio e Marcelo Fiedler, também representantes da Rumo, além de Marlon Ilg, representante da ABPF.


O prefeito, que também é vice-presidente da Amturvales, diz que a ideia dos municípios envolvidos é trazer o passeio para o próximo ano em uma iniciativa que, segundo ele, pretende destacar o turismo e trazer visitantes ao Vale, a fim de fortalecer o setor turístico, fomentando a visitação a outros atrativos relevantes. “Não temos datas definidas e devemos superar algumas etapas. Mas demos os primeiros passos. Estamos cada vez mais perto de realizar nosso sonho”, diz.



170 visualizações