Copyright © 2018 Município de Muçum – todos os direitos reservados.

Equipe de Saúde é premiada em mostra regional

Atividade desenvolvida entre crianças e adolescentes é classificada como experiência exitosa




Muçum foi um dos dois municípios premiados na II Mostra de Saúde de Adolescentes e Programa Saúde na Escola (PSE). Com vasta programação, o evento que tem como objetivo socializar experiências de promoção de saúde voltados a infância e adolescência, é direcionado a profissionais de saúde e educação, estudantes e adolescentes. Ontem, além de profissionais de saúde, estiveram no encontro gestoras educacionais.


Iniciado no dia onze, passando pelo dia de ontem, as atividades se encerram no dia de hoje – quando a equipe de Muçum participa novamente, com apresentação da Oficina Terapêutica de Teatro para Adolescentes. A oficina fez parte, também ontem, da exposição de pôsteres de Experiências Regionais com Saúde de Adolescentes e PSE, na Sala 307 do prédio 7. Na apresentação das experiências regionais com saúde de adolescentes e Programa Saúde na Escola (PSE), no auditório do mesmo prédio, a enfermeira, Mariéli Castoldi; a nutricionista, Gisiane Cuppini; o educador físico, Leonardo Gracioli; e a dentista Daniela Dacroce, explanaram aos participantes o Grupo de Reeducação Alimentar. Ao final das apresentações, os profissionais de Muçum foram premiados pela banca, composta pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Na primeira mostra, em 2018, a Equipe de Saúde muçunense também foi laureada. Naquela vez, através da Oficina Terapêutica de Teatro para Adolescentes.


Presente nas apresentações e respectivamente na escolha das experiências mais exitosas, a secretária de Saúde, Roseli Di Domenico, classifica o resultado como o reconhecimento de um trabalho que envolve diversos profissionais. Ela destaca ainda que o município investe fortemente em oficinas e projetos que são de suma importância para levar saúde a variados públicos do município. “Tenho muito orgulho de minha equipe. Estar selecionado entre diversos bons projetos desenvolvidos na Região, nos motiva a desenvolver nosso trabalho com a mesma seriedade e comprometimento que desenvolvemos há anos”, diz.


O Grupo de Reeducação Alimentar


O Grupo de Reeducação Alimentar: Crescendo com Saúde, ativo no município desde 2016, com encontros às terças e quintas-feiras, no turno da tarde, contempla 22 crianças e adolescentes. A inciativa é da Administração Municipal, fruto de uma parceria entre as pastas de Saúde e Educação. “O grupo é resultado de análise de dados epidemiológicos e nutricionais realizados junto aos escolares da rede de ensino, onde se identificou sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes. Através do programa é realizado exames laboratoriais, perfil lipídico, hemograma e glicemia, atividade física supervisionada e incentivado a reeducação alimentar. Além disso, realizam-se rodas de conversas com pais e responsáveis, para orientação acerca da alimentação de seus filhos” explica a enfermeira Mariéli Castoldi.

34 visualizações