Notícias:


La Barca será atração na Univates

Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto
03/10/2017
O Grupo Folclórico Italiano La Barca, de Muçum, será um dos participantes da Semana da Etnia Italiana, na Univates. A apresentação do grupo está prevista para o dia 25 de novembro, às 13h30min, quando o grupo sobe ao palco do teatro da instituição, juntamente com o Grupo Tutti Fratelli. O evento será marcado por inúmeras apresentações temáticas, onde, além das apresentações de grupos folclóricos, terá palestras e presença de escolas.

Um dos únicos grupos de dança italiana na região, o La Barca foi criado através da Lei Municipal nº 1385/94 de 26 de abril de 1994. A proposta tinha por objetivo resgatar a dança e os costumes italianos, apresentando shows com danças típicas.

Desativado desde meados de 2000, o grupo composto por cerca de 20 jovens muçunenses, retomou suas atividades há mais de quatro meses, quando iniciou os ensaios que acontecem às segundas-feiras, às 18h, no Ginásio Municipal de Esportes, ministrados pelo professor Daniel Dalmolin, também instrutor no passado.

A iniciativa vem da Administração Municipal de Muçum, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Cultura Turismo e Desporto. Conforme a secretária da pasta, Jacinta Casagrande, um dos grandes ideais do Poder Público da Princesa da Pontes, é o resgate e promoção de atividades que se identificam com a história de Muçum. “A ideia de reativar o La Barca é antiga. Desde que a atual gestão assumiu, tinha este objetivo”, conta.

Para o prefeito Lourival de Seixas, o resgate do grupo vem com intuito de reaver a cultura italiana no município. “Estou muito satisfeito em ver que as propostas apresentadas pela Administração Municipal, em prol do resgate da cultura do povo muçunense, estejam surtindo efeitos positivos”, relatou.

No feriado do dia 20 de setembro, o grupo esteve no tablado da 30ª edição da Semana Farroupilha de Muçum, para sua primeira apresentação após a suspensão das atividades.

O telefone para contato e agendamento de apresentações é o 51.3755.2006.

Voltar para notícias

Mais imagens:


Grupo apresentou-se na Semana Farroupilha