Notícias:


Outra semana para entrar na história

Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto
27/09/2017
Quem esteve na Praça da Liberdade e Praça Cristóvão Colombo, em Muçum, do dia 15 a 24, participou daquela vista como a maior e melhor festa tradicionalista da região dos vales e montanhas. O acampamento crioulo da 30ª Semana Farroupilha de Muçum, com mais de 100 barracas, é onde aconteceu o enaltecimento anual do tradicionalismo, o qual transcende a comemoração ao mês do gaúcho, tornando-se uma das grandes confraternizações comunitárias da região.

Fazendo jus ao reconhecimento, o evento encerrou no último domingo, dia 24. Durante dez dias que, a partir de agora, complementam a história do acontecimento, a pluralidade de atrações intensificou o culto à cultura gaúcha. Danças, músicas, gastronomia, oficinas temáticas, espetáculos teatrais, entre outras atividades, marcaram três décadas de evento.

Nesta 30ª edição, estiveram no rol de atividades o tradicional Desfile Farroupilha, oficinas como a Nó de Lenço, Dança de Salão, Escola do Chimarrão e Torneio de Vaca Parada para crianças. A cereja deste bolo, foram grandes shows como Os Serranos, Grupo Rodeio, César Oliveira e Rogério Mello e Irmãos Machado, destacando Thomas Machado, vencedor do The Voice Kids. Conforme organização do evento, Thomas foi responsável por reunir mais de dez mil pessoas na praça, superando o recorde de 2013, quando Os Serranos foram a causa da reunião de cerca de nove mil pessoas.

Presente na solenidade de abertura que teve acendimento da chama crioula, o conselheiro da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Rubens Oliveira, mostrou encantamento com a realização tradicionalista. “Não sei se a Semana Farroupilha de Muçum é a maior ou a melhor, mas é a que mais me encantou”, revelou.

Conforme o prefeito, Lourival de Seixas, apesar de haver uma adesão à promoção de eventos semelhantes em municípios da região, durante esta edição, observou-se que a realização está fortificada. Para ele, a ideia em iniciar o evento pouco depois dos outros anos e estendê-lo até o dia 24 foi fundamental para seu sucesso.

A secretária de ação social, cultura, turismo e desporto da cidade, Jacinta Casagrande, vê a Semana Farroupilha de Muçum como parte da biografia de inúmeros munícipes. Conforme ela, a realização demanda muito trabalho para toda Administração Municipal, mas traz resultados positivos. Jacinta conta que visitantes estiveram em Muçum para usar a Semana Farroupilha como vitrine para promoção de seus eventos tradicionalistas.

Lourival frisa o comentário da secretaria e diz que, durante o evento, recebeu e conversou com visitantes vindos de inúmeros pontos do Estado e até fora dele, quando atendeu mineiros, goianos, paranaenses e catarinenses. “Apesar das dificuldades e a chuva nos primeiros dias, tivemos êxito. Compareci em barracas que tinham mais de 30 pessoas. Creio que em torno de 40 mil pessoas passaram pela 30ª Semana Farroupilha de Muçum”, afirmou.

A avaliação feita pelos acampados em documento entregue a organização após o evento, está sendo analisada e, posteriormente, será usada para o contínuo aperfeiçoamento daquela denominda como a maior festa tradicionalista dos vales e montanhas. “Sempre temos algo a aperfeiçoar. Nossa Semana Farroupilha está crescendo e tornando-se exemplo, por isso devemos procurar melhorar ano após ano”, salienta Jacinta.

Além disso, inúmeros políticos importantes estiveram no Acampamento Crioulo, como os deputados federais Alceu Moreira e Darcísio Perondi, além dos deputados estaduais Gabriel Souza, Edson Brum e Gilberto Capoani. Ambos peemedebistas, os mandatários são vistos pelo Poder Público de Muçum como auxiliares de inúmeros projetos em prol da população.

O prefeito agradece à toda Administração Municipal, comissão organizadora e CTG Sentinela da Tradição, que corroboraram o desfecho triunfal. Ele lembra ainda que, apesar do temor antes de iniciar a realização, não houve grandes imprevistos relacionados à segurança no acampamento e em seu entorno. “Durante os dez dias, não registramos assaltos e roubos de veículos. Isso colabora para conservamos a boa imagem de nossos acontecimentos”, comemora.

Voltar para notícias

Mais imagens:


Thomas Machado foi a principal atração do evento