Notícias:

Mais imagens:


Em reunião na capital, Administração Municipal debateu melhorias para a segurança pública

Administração, Fazenda e Educação
19/05/2017
Dificilmente encontramos algum município gaúcho que não enfrente sérias adversidades na área de segurança pública. Em Muçum, não se esconde a grave situação vivida. Por isso, o encontro de uma solução é visto como prioridade pela administração.

Com intuito de encontrar uma luz no túnel do problema, o prefeito Lourival de Seixas, o presidente da Câmara Legislativa do município, Mauro Cipriani, e o jovem vereador Mateus Trojan, se dirigiram a Secretaria Estadual de Segurança Pública na manhã de quarta-feira (10), onde foram recebidos e acompanhados pelo Deputado Estadual Gabriel Souza (PMDB). Juntamente com gestores de outros municípios do estado, o deslocamento até a capital deveu-se a uma audiência realizada com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, onde salientou-se a calamidade vivida em municípios de pequeno porte.
Muçum foi à única cidade do Vale do Taquari presente na reunião. Conforme Lourival constatou-se que a deficiência do setor é semelhante em outras regiões do Estado, quando um número reduzido de policiais responsabiliza-se pela guarnição de três ou até quatro cidades. “O problema é a falta de efetivo e a necessidade de instalação de câmeras de monitoramento. Na companhia de colegas administradores, cobramos essa carência”, contou o prefeito.

Schirmer falou aos presentes sobre o Sistema Integração de Segurança entre estado e municípios (SIM). O documento assinado mês passado pelo Governo do Estado, prefeituras municipais e superintendência da Polícia Rodoviária Federal, visa integrar esferas de segurança, federal, estadual e municipal, por meio de diversas etapas. Segundo Lourival será marcado uma data, em local a ser determinado, para apresentar o programa aos 37 municípios do Vale do Taquari. “Este programa é importante para os municípios trabalharem em conjunto e, desta forma, trazer seguridade à população”, disse.

Para complementar, o Secretário afirmou que estão em fase de formação mil e duzentos profissionais, entre estes brigadianos. Além disso, está sendo analisado a integração de policiais que trabalham na parte externa de presídios, assim como policiais aposentados.

Como resultado disso, dentro de dois a três meses, vários municípios terão um acréscimo em seu quadro efetivo e, possivelmente, Muçum será um destes contemplados. “Temos a perspectiva da chegada de mais brigadianos para nossa corporação, corriqueiramente afetada pelo deslocamento a municípios vizinhos”, acredita Lourival.

Para Lourival, a questão leva um determinado tempo até ser resolvida, mas, a partir das últimas reuniões e tratativas avistou-se um horizonte, onde resultados positivos do trabalho para trazer de volta sossego à população, deverão surgir.

Voltar para notícias