Notícias:


Muçum está no roteiro de associação estadual de caminhantes

Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto
10/08/2017
A Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul (ACASARGS), é um grupo composto por caminhantes que, em sua maioria, pretendem percorrer ou já realizaram o caminho de Santiago de Compostela na Espanha.

Com 18 anos de existência, o objetivo da associação é preparar os caminhantes para o trajeto no país hispânico. Para isso, o grupo promove caminhadas mensais, em várias regiões do Estado, contemplando belezas naturais, aspectos culturais e produtores locais.

Seguindo esta linha, do dia 16 à 17 de Setembro, os caminhantes estarão em Muçum, onde farão caminhadas percorrendo o interior do município. Uma das localidades que deverá fazer parte do roteiro dos viajantes é a Linha Brás Charleo. O Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa, também deverá receber os visitantes.

O grupo aproveitará ainda para prestigiar a 30ª Semana Farroupilha de Muçum. “A Semana Farroupilha da cidade é muito comentada e queremos conhecer”, contou Adriana Pires, presidente da ACASARGS em visita ao gabinete do Poder Executivo de Muçum, na tarde de ontem.

Durante o dia, Adriana, acompanhada da ex-moradora e sócia da associação, Dalva Salvador Chittó, estiveram na Princesa das Pontes para conhecer as possíveis rotas e relataram satisfação em visitar as belezas da cidade. “Cada visita é uma surpresa. Fiquei encantada com o que vi em Muçum e registrei algumas fotos. Levando em conta horários e paradas para alimentação, definirei o roteiro assim que chegar em Porto Alegre”, contou a presidente.

Dalva salienta que sempre alertou aos demais participantes acerca das belezas de Muçum e afirma que sugeriu a promoção da caminhada durante a Semana Farroupilha, pois sabe-se que o evento tradicionalista é algo singular no Estado. “Convidamos a comunidade para que participe. Em algumas cidades que executamos a iniciativa reunimos inúmeros munícipes”, disse.

Conforme Adriana a tendência é que desembarque na cidade aproximadamente 50 viajantes, mas, dependendo de alguns fatores este número pode dobrar. As organizadoras enfatizam o agrado pelos pontos turísticos da cidade e reconhecem que, após o primeiro, o passeio pode ser refeito.

Para a Administração Municipal de Muçum é muito importante a visita de turistas, pois entende-se que todos, ou a maioria, sairá da cidade agraciada e possivelmente indicará os locais a outros interessados.

Voltar para notícias

Mais imagens: