Notícias:


Com apenas seis anos, muçunense é campeão brasileiro de jiu-jitsu

Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto
07/05/2018
Lucas Marcon dos Santos começou a praticar Jiu-Jitsu em 2016, pois, seu pai, Rosinei dos Santos, entende que o esporte possui atributos que trabalham a disciplina, concentração, agilidade e resistência. Contudo, o menino de apenas seis anos foi além, logo que começou a participar de competições da modalidade, viu seu peito forrar com medalhas em diversas competições no Estado.

Já, neste ano, foi campeão da etapa do Campeonato Gaúcho em Bento Gonçalves e, foi ainda mais alto, quando, no dia 29 de abril, sagrou-se campeão brasileiro pela categoria Cinza, Mirim 1, meio pesado. O torneio foi organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, em Barueri, São Paulo.

A mãe de Lucas, Cristina Marcon do Santos, naturalmente sente-se orgulhosa e conta que, além das conquistas, o objetivo inicial de seu pai foi alcançado, uma vez que o menino se tornou uma criança atenciosa, concentrada e paciente. A expectativa agora é que ele participe do Sul-americano para crianças, que acontecerá em julho, no Rio de Janeiro. “Existem copas menores quase que semanalmente”, complementa a mãe.

Empenho e concentração estão entre as qualidades

Conforme o professor de Lucas e coordenador da Academia Garra Team de Muçum, Renan Branchi, o empenho nos treinos é fator preponderante para o sucesso. Para ele, apesar da pouca idade, Lucas já não é mais um novato em competições. “Ele consegue se concentrar e aplicar o que treina. Tenho certeza que, caso os colegas dele estivessem competindo, estaríamos voltando com mais títulos”.

Para Branchi, a vitória de um aluno traz a sensação de múltipla vitória. “Aquela sensação de dever cumprido. Treinamos em uma turma pequena, mas tenho certeza que com o tempo virão mais vitórias”, confia.

Sobre o esporte, o professor diz que a academia enfrentas as dificuldades comuns típicas de um município pequeno, porém, vê se criar nova cultura, proporcionando oportunidades para quem pratica. “Pensamos em formar cidadãos praticantes do esporte. Nossa filosofia é baseada nos princípios da Garra Team: ‘Honra, moral, lealdade e respeito ao próximo’. ”

Garoto foi homenageado pela Administração Municipal

Na última sexta-feira, acompanhado de seus pais, o jovem campeão esteve no gabinete do Poder Executivo Municipal, onde se conversou acerca da conquista. Em nome de toda Administração Municipal e do Conselho Municipal de Desporto (CMD), o prefeito Lourival de Seixas e a secretária de ação social, cultura, turismo e deporto, Jacinta Casagrande, entregaram uma cesta, como forma de homenagear o menino.

Voltar para notícias

Mais imagens: