Turismo:

Igreja Nossa Senhora da Purificação


Muçum Igreja Matriz
A igreja teve sua obra inciada em 23 de setembro de 1917, obedecendo o estilo gótico-renascença. A pedido de vários moradores, secundados por marinheiros a Igreja passou a se chamar Nossa Senhora da Purificação, que também é invocada por Nossa Senhora dos Navegantes.

Ponte Rodo Ferroviária Brochado da Rocha


Muçum Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha
É o principal ponto turístico de Muçum, esta que é denominada por "Princesa das Pontes". A Ponte tem 289 metros de extensão, foi construída pelo 1º Batalhão Ferroviário, sua obra foi finalizada na década de 70, liga os municípios de Muçum e Roca Sales, e passa em cima do Rio Taquari.

Gruta Nossa Senhora das Vitórias


Muçum Gruta Nossa Senhora das Vitórias
Foi construída na época da 2ª Guerra Mundial para implorar a paz mundial, ela está localizada na Linha Santo Isidoro, chamada Estrada Velha.

Mirante Nossa Senhora da Salete


Muçum Mirante Nossa Senhora da Salete
Localizada no alto do moro nos fundos da Igreja Matriz, a Estátua possui mais de 5 metros de altura, e veio diretamente da Itália comprada por um grupo de moradores, juntamente com o Pe Lucchino Viero, do local onde a imagem se encontra é possível ter uma vista parcial da cidade e do vale.

Casa da Cultura Pe Lucchino Viero


Muçum Casa da Cultura Pe Lucchino Viero
Inaugurada em 1939, abrigava inicialmente a subprefeitura e subdelegacia de Muçum, além de servir de residência a família do subprefeito. Atualmente o prédio aloja a Casa da Cultura, Biblioteca, Telecentro comunitário e Museu Municipal.

Praça do Imigrante Italiano


Muçum Praça do Imigrante Italiano
Inaugurada por ocasião da "Prima Festa Taliana", 1991 marco de valorização da cultura italiana do município.

Chafariz da Praça


Muçum Chafariz da Praça
Chafariz em forma de cúpula, apoiada sobre quatro colunas revestidas com pedras naturais e cascalhos oriundos do Rio Taquari, no mesmo se encontram várias espécies de peixes. Esta encontra-se na Praça Cristovão Colombo.

Monumento Cristovão Colombo


Muçum Monumento Cristovão Colombo
Uma das únicas estátuas existentes no Brasil foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1925, dia do aniversário do descobrimento da Ámerica.